Experiências exitosas

Última atualização em 23 de novembro de 2023

Operação Lobo-Guará – Projeto Rondon

Data: Janeiro e fevereiro de 2023.

Localidades: Cidades de Águas Lindas de Goiás e Cabeceiras (GO).

Rondonistas: Nessa operação, do campus Viçosa,  participaram como coordenadores da Operação Lobo-Guará os professores Valker Araújo Feitosa (Departamento de Medicina e Enfermagem) e Lausanne Soraya de Almeida (Departamento de Engenharia Florestal) e os graduandos: Heriton Barreto do Nascimento (Engenharia Florestal), Karen Helen Martins Canazart (Enfermagem), Fernanda Magalhães de Souza Nascimento (Enfermagem), Vitória Maria Luna Faria (Enfermagem), Luana Mendes Lino (Ciências Sociais), Jaqueliny dos Santos Silva Teixeira (Serviço Social), Jefferson Fernandes Junior (Biologia) e Ana Caroline Moreira (Enfermagem).

Operação Lobo-Guará – Projeto Rondon – Janeiro e Fevereiro de 2023

Operação Lobo-Guará – Projeto Rondon – Janeiro e Fevereiro de 2023

Ação Cívico-Social (ACiSo) – Projeto Rondon

Data: 19 e 28 de julho de 2014.

Localidades: Comunidades ribeirinhas da mesorregião do Marajó, Estado do Pará, mais especificamente em parte do Arquipélago do Marajó.

Rondonistas: As ações foram coordenadas pela Marinha do Brasil. A população a bordo do Navio-Auxiliar “Pará” contou com cerca de 170 pessoas, incluindo a tripulação (marinheiros e fuzileiros navais), a equipe de saúde do Hospital Naval de Belém (médicos clínicos e patologista, dentistas, farmacêuticos, enfermeira, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e de laboratório), agentes do INSS, integrantes da Capitania dos Portos e outros convidados e voluntários, como a médica responsável pela liberação dos laudos das mamografias, além de 21 rondonistas. O grupo dos rondonistas foi constituído por 3 docentes e 18 discentes de diversos cursos de graduação da área de saúde (5 de enfermagem, 5 de odontologia, 4 de medicina, 2 de farmácia, 1 de nutrição e 1 de fisioterapia), representando 18 Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e particulares, de 12 estados do país. A rondonista da UFV foi a estudante de enfermagem Eunice Ferreira da Silva.

Atividades desenvolvidas: Os atendimentos se davam da seguinte forma: triagem; verificação da pressão sanguínea, glicemia e temperatura; encaminhamento para odontologia, medicina e saúde da mulher; consulta médica e/ou odontológica com apoio diagnóstico e farmacêutico. Uma equipe de profissionais de saúde do Hospital Naval de Belém acompanhava os rondonistas no atendimento à população.

Para os rondonistas, foi uma experiência inesquecível e uma vivência extremamente gratificante poder contribuir com o atendimento de aproximadamente 2.221 ribeirinhos, auxiliar na distribuição de 24.683 medicamentos, colaborar com a realização de 148 exames laboratoriais e realizar 102 palestras sobre DST. A viagem propiciou também a convivência com os militares da marinha em torno de uma missão comum que era a ACiSo. Para além dos atendimentos de saúde a equipe se deparou com a extrema carência dessa população no tocante a atenção pessoal. Prova disso, eram os sorrisos sinceros
recebidos, o forte aperto de mão ou simplesmente um olhar carinhoso de cada uma daquelas pessoas. Com certeza, mais do que prestar os serviços e ensinar, muito se aprendeu e, assim como aqueles inúmeros e caudalosos rios paraenses se renovam constantemente, certamente, os rondonistas não retornaram as mesmas pessoas de antes, mas melhores, mais cidadãs e conscientes do seu papel na sociedade. No relato final se observou que os rondonistas passaram a valorizar ainda mais a oportunidade de cursar uma universidade seja pública ou particular, tendo em vista que a vivência com cada um daqueles brasileiros contribui indiretamente para uma melhor formação profissional de cada integrante do Projeto Rondon.

Link para maiores informações: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1084

Depoimento de egresso via formulário

“O curso de Enfermagem da UFV me proporcionou a melhor educação que eu poderia imaginar. Mesmo com as dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, percebi que o curso me deu a base necessária para iniciar minha carreira profissional. Durante diversos momentos na prática profissional poderia “escutar” aquele conselho de algum professor/a durante as aulas. Uma vez que a Universidade e o Departamento oferecem diversas oportunidades de cursos de extensão, aperfeiçoamento, ligas, pesquisas científicas, dentre outras, o egresso tem a oportunidade de focar na área desejada, indo para o mercado de de trabalho ou para a especialização com mais convicção do que deseja e mais preparo.
Além das qualidades profissionais, o Departamento, o Curso e a Universidade me ajudaram na área pessoal, como auto desenvolvimento, confiança em falar em público e organização pessoal, características fundamentais para um bom enfermeiro, do meu ponto de vista. Tive a certeza que o curso de Enfermagem/UFV é de excelência quando iniciei minha preparação para o exame do ‘Board of Nursing‘ dos EUA, no qual fui agraciada em ser aprovada na primeira tentativa. Durante minha prática profissional o que acredito que poderia ser melhorado (caso ainda não tenha sido mudado), são as aulas preparatórias nos quesitos de farmacologia e exames laboratoriais básicos. O enfermeiro faz parte da ‘cadeia prescritiva’ no que diz respeito ao preparo e administração de medicamentos. Erros acontecem e quanto melhor o conhecimento nessa área, maior a segurança do paciente. E no que tange aos exames laboratoriais vejo muita utilidade em qualquer área de atuação, enquanto enfermeiros realizados educação em saúde em toda e qualquer circunstância. Portanto, acredito que tive uma excelente formação e tenho muito orgulho de dizer que sou egressa da Enfermagem/UFV.”

Operação Canudos – Projeto Rondon

Data: 11 a 27 de janeiro de 2013.

Localidades: Centralizada regionalmente na cidade de Petrolina/PE, atendendo 20 municípios dos Estados do Piauí e da Bahia.

Rondonistas da UFV: Claudia Eliza Patrocínio de Oliveira (Docente – Educação Física), Osvaldo Costa Moreira (Docente – Educação Física), Camila Santana Domingos (Enfermagem), Beatriz Ribeiro Machado (Secretariado Executivo Trilíngue), João Marcos Ferreira de Paiva (História), Raynan Augusto Nunes (Jornalismo), Julimara de Souza Costa Oliveira (Zootecnia), Lilian de Oliveira Silva (Engenharia Agrícola e Ambiental), Jaqueline Salgado Lopes (Educação Física) e Daniel Netto de Aquin (Educação Física).

Links para mais informações: 

https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/acompanhe/operacoes-realizadas/2013/operacao-canudos

https://www.youtube.com/watch?v=w_zC6gbeN9Y

https://mundila.wordpress.com/2013/01/31/atoladosnosertao/

Operação Canudos – Projeto Rondon – Janeiro de 2013

Operação Canudos – Projeto Rondon – Janeiro de 2013


ENDEREÇO

Av. Peter Henry Rolfs s/n
Campus Universitário
CEP: 36570-000 – Viçosa – MG

Telefone: +55 (31) 3612-5504

E-mail: enfermagem@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados